Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Mateus 5:8
Duas ideias vêm à mente quando mencionamos a palavra “puro”: (1) a primeira significa sem mistura. O grão que foi separado e peneirado. O leite e o vinho que não foram misturados com água. O ouro que é puro e não tem traços ou vestígios de outro metal. Se não há nada ali que seja estranho à sua composição, então podemos dizer que é puro; (2) falamos também que uma coisa é pura quando está livre de impurezas, sem contaminação, sem germes. Quando se fala do meio ambiente, dá-se destaque ao ar puro, sem poluição, ou à água pura e a alimentos que não devem estar contaminados.
Uma boa explicação para o coração puro está nas palavras do profeta: “Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles” (Ez 11:19).
Se o coração não está dividido, isso significa que os pensamentos e sentimentos não estarão em conflito um com o outro. Se eles estão alinhados com os propósitos de Deus, então podemos dizer que o coração é puro. Significa também que não deve haver em seu coração um compartimento para Deus e um para a família, para a carreira, e assim por diante. Há somente um compartimento e Deus deve estar ali.